Biografia de Machado de Assis.


Hoje vou falar sobre Joaquim Maria Machado de Assis que por sua vez já teve muitas profissões. cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 21 de junho de 1839. Seu Pai se chama Francisco José de Assis, e sua mãe D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perdeu a mãe muito cedo e acaba sendo criado pela sua madrasta, Maria Inês, também mulata, e se dedica muito ao menino e o matricula na escola pública, única que freqüentará o autodidata Machado de Assis.
Sempre teve uma saúde muito frágil gago, epilético. sabe-se pouco de sua infância. Ele foi Criado no morro do Livramento, ele ajudava na missa na igreja da Lampadosa. Com a morte do pai, em 1851, Maria Inês, à época morando em São Cristóvão, trabalhava como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado,e acaba vendendo doces. No colégio tem contato com professores e alunos e é até provável que assistisse às aulas nas ocasiões em que não estava trabalhando.
Ele se sempre teve um esforço em aprender, mesmo sem cursos, professores particulares... consta que ele conheceu uma senhora francesa dona de uma padaria em que lhe deu aulas de Frances gratuitamente.
A os 16 anos publica em 12-01-1855 seu primeiro trabalho, o poema “Ela”. a Livraria Paula Brito acolhia novos talentos da época, tendo publicado o citado poema e feito de Machado de Assis seu colaborador efetivo.completando seus 17 anos ele conseguiu um emprego como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional,e começa a escrever durante o tempo livre. Depois ele começa a publicar obras românticas e, em 1859, era revisor e colaborava com o jornal Correio Mercantil.  Ele escrevia muito para a revista O Espelho.
  
enfim seu primeiro livro com o título Queda que as mulheres têm para os tolos, No ano de bera censor teatral, cargo que não rendia qualquer remuneração, mas o possibilitava a ter acesso livre aos teatros. Nessa época, passa a colaborar em O Futuro, órgão sob a direção do irmão de sua futura esposa, Faustino Xavier de Novais.
Um tempo depois do amigo dele morrer ele se casou em 12 de novembro de 1869, com Carolina Augusta Xavier de Novais. No dia 28 de janeiro de 1897, quando se instalou a Academia, foi eleito presidente da instituição, e ocupou esse cargo até o dia em que ele Morreu que ocorreu no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1908. Sua oração fúnebre foi proferida pelo acadêmico Rui Barbosa. acabei de falar um “POUCO” sobre Machado de Assis.

Fim 

        by:Eddy