quarta-feira, 13 de abril de 2011

Anorexia

Pode parecer familiar à várias meninas que um belo dia decidiram fazer uma dieta porque se achavam gordas demais. Algumas delas , porém , nunca chegam ao ponto de acreditar que estão magras o suficiente.       
   Essa doença , chamada anorexia nervosa , começa de forma silenciosa , disfarçada na forma de um inofensivo regime , geralmente atraindo garotas tímidas e perfeccionistas.
    Mas muitas outras meninas entraram nessa furada com a ajuda da internet. É mundo virtual que aqueles que se dizem pró-anorexia conseguem espalhar o mito de que não se trata de doença , mas de um estilo de vida que se pode controlar . Que engano! Opior é que , após visitar esse tipo de site , as meninas geralmente se sentem ainda piores consigo mesmas

   Quem tem anorexia não consegue ver que algo está errado. Essas pessoas têm uma autoimagem distorcida , isto é , olham para o espelho e veem uma aparência que não é real
     Muitas vezes , a família demora a notar que a menina tem anorexia na maioria dos casos , quem percebe é algguém de fora , que não convive diariamente com ela. A saúde da menina doente vai sendo abalada: seu ciclo menstrual fica bagunçado, o  cabelo cai... Acostumada a comer cada vez ,menos , a menina também pede um poucoo senso de fome e vai ficando sem força para nada.
      Só metade das pessoas que buscam tratamento consegue superaqr a anorexia . Mas , quanto antes se procura ajuda , mais altas são as chances de voltar à vida normal. Para isso , é importante que a menina receba a atenção de um time de especialistas , formado por um psicólogo , um psiquiatra , um  nutricionista e um terapeuta  familiar. Além do apoio dos amigos e da família, claro!
ass:Raquel Cristina.

Um comentário: